Tuesday, October 20, 2009

Os temas

Num recente filme de acção que visionámos, o argumento girava à volta de um sequestro de uma carruagem de metro com os respectivos passageiros ["The Taking of Pelham 1 2 3", Tony Scott, 2009].

(...)

Apesar dos "traumas" do Vietname e de outras guerras menos felizes, de a indústria cinematográfica de Hollywood não ser propriamente conservadora e as facções "liberais" estado-unidenses não serem conhecidas por fãs das Forças Armadas, isso não belisca a consideração que é devida aos militares.

(...)

Lembramo-nos do filme "Chaimite", que exaltava toda uma gesta de africanistas, e um outro filme creio que o Pai Tirano, em que numa curta cena se assiste a este diálogo: Fidalga, para um homem do povo, "Para trás...", - "para trás não, para a frente, que eu fui de Infantaria".

(...)

E que dizer da filmografia onde há a realçar o "Non ou a Vã Glória de Mandar", do laureado Manoel de Oliveira, em que retrata apenas derrotas militares portuguesas, e a "Guerra da Guiné", de Andringa e Flora, o maior (e melhor) documentário de propaganda do PAIGC e contra Portugal.


João Brandão Ferreira, Tenente-coronel piloto aviador


There’s the idea that I make films for gay festivals, when my films go to every kind of festival. It shows such a limited understanding about film, always wanting to put films in cages.

João Pedro Rodrigues


Queria começar por perguntar a João Brandão Ferreira: quais são as guerras mais felizes? Adiante: tenho a profunda convicção que as palavras do João Pedro Rodrigues servem de resposta às de João Brandão Ferreira. Para os mais desatentos, é favor trocar a palavra "gay" por "military" na citação de Rodrigues.

De resto, dedico este post: à grande maioria dos espectadores do Festival de Cinema Gay e Lésbico, muito fashion nas escadas do São Jorge; aos espectadores do DocLisboa que vão à procura do seu assunto, do seu tema; ao Festival Cine Eco; a alguns ciclos da Cinemateca ("cinema e ambiente", "filmes com nomes de mulher", "filmes de táxis", entre outros).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home