Tuesday, October 20, 2009

"Os meus impostos!"

Porque é que uma câmara subsidia a cultura? Porque é a única coisa que subsidia a propaganda. Muitas vezes, as actividades de cultura são formas de propaganda moderna. Porque a cultura tem um factor de intangibilidade, ninguém critica as coisas culturais.

Pacheco Pereira, a propósito das últimas duas governações autárquicas do PS na Câmara Municipal do Porto, visto e ouvido aqui.

Primeiro, seria interessante concretizar, pois a generalização, o uso do "muitas vezes", engana; ou seja, que actividades culturais são forma de propaganda para Pacheco Pereira? Segundo, é conveniente especificar com que significado se utiliza o verbo "criticar": o uso corriqueiro e com conotação pejorativa ou o uso que me parece mais nobre que é o de produzir pensamento sobre determinado objecto cultural, neste caso. Se é a primeira hipótese, o atento Pacheco Pereira andará distraído e não ouve o título deste post gritado aos céus a cada objecto cultural que calha chegar aos ouvidos das pessoas; se é a segunda, andará distraído também ou porventura ignora com gosto o, neste-mundo-de-Mourinha-cada-vez-menos-é-verdade, pensamento produzido enquanto grita ele também pelos seus impostos. Ter-se falado em cultura num programa destes é aberração; quando se fala, é com esta ligeireza e desprezo. Bom, nada de novo. Como diz o outro, vão todos pó caralho.

1 Comments:

Blogger Menina Limão said...

Se são formas de propaganda, nem sei como é que as câmaras não as subsidiam bem mais. Agora sim, não se percebem as míseras percentagens para a cultura. Está mal! Devíamos todos revoltar-nos.

Por uma vida com propaganda!

3:57 AM  

Post a Comment

<< Home