Monday, January 05, 2009

Ser Benfiquista

Eu, 26 anos, um amigo português, quase 26 anos, num quarto pequeno em Berlim a ver o Trofense-Benfica através da intenet num pequeno monitor de um portátil. Diz este amigo, muito inteligente: "o que nos fodeu foi a época 93/94, Rui Costa, João Pinto, Yuran, Vítor Paneira; enganou-nos."

Nunca tinha pensado nisso, mas deve ser o mais perto que existe para a explicação da doença. Em Maio de 1994 eu tinha 11 anos, o meu amigo também e muitos de nós, hoje sofredores, tínhamos ainda pouco juízo e o nosso relativo interesse por futebol e pelo Benfica foi impulsionado com a vitória desse campeonato, com o 6-3 (acabei de me arrepiar; ainda lá tenho A Bola do dia seguinte, aquela edição enorme), com uma equipa do caralho. Com 11 anos (ou com 10, ou com 12) um gajo não sabe nada e, sem saber, deixa entrar na sua vida uma doença irremediável. O que seria se não tivessemos ganho esse campeonato? Infelizmente, nunca saberemos.

4 Comments:

Blogger José Oliveira said...

caralho, esse parece ser mesmo um problema geracional. comigo foi exactamente a mesma cena - 3 golos do J.V.P, nota 10 na bola, campeonato ganho em Braga...

merda...

2:42 PM  
Blogger José Miguel Oliveira said...

O que vale é que eu ainda me lembro dos golos de César Brito nas Antas, de Abel Campos a dinamitar Alvalade, de Manniche a marcar dois golos ao Porto (em 85, numa final da taça) e de Chalana a meter a bola entre as pernas de Damas (83/84, ainda jogava Stromberg, o treinador era Erikson).
Sim, 4 ou 5 títulos, sem contando com o de JVP, ainda me recordo. ´
Nunca fiquei tão feliz por ter mais 4 anos que tu.
Um abraço.

7:07 PM  
Blogger M. said...

Ontem fui ao Estádio ver a bola e lembrei-me de ti :)

9:28 PM  
Blogger Miguel Domingues said...

Deixem-se de merdas. Ser benfiquista em 1962, 1975 ou 1994 era fácil. Agora é que se vê quem são os verdadeiros adeptos. Não se queixem. Pensem que podia ser pior: podiamos ser do Sporting!

8:22 PM  

Post a Comment

<< Home