Sunday, August 03, 2008

Outra questão (a minha singela apreciação do Batman)

Acho que o meu problema com o novo Batman é outro. Vamos lá ver: 2h30 a evidenciar a superioridade do mal* do personagem Joker** e, no final, a própria conclusão da vitória do Joker - e depois acaba-se o filme como se a tragédia estivesse toda no Batman, que, afinal de contas, salva a cidade da vitória desse mal, contando uma mentira? Para mim, essa mentira feita salvação, esse final do filme que trai tudo o que foi mostrado atrás levanta uma questão que não é a da competência técnica ou narrativa ou outra. A questão é com que justeza, com que seriedade se trata aquilo que se filma, quer sejam personagens "reais" de um documentário ou personagens fictícias adaptadas da BD. E o que Nolan faz com Joker não se faz.


*e não da anarquia, ideia que me parece estar a ser utilizada no seu conceito mais banal e errado.

**Heath Ledger está muito bem, sim senhores, mas acho que estava melhor no "Brokeback Mountain".