Sunday, June 01, 2008

Splendor in the Grass

Comecei a ver o filme e, na presunção de que já vi uns filmes, rapidamente fiquei desconfiado. No escuro, pensava para mim que Kazan não é Ray (bem, para todos os efeitos, não é mesmo) e que já não tinha muita paciência (eu, um gajo muito velho...) para aturar estes actores e actrizes do método. O que dá um gajo armar-se em cromo (mesmo para o próprio) é apanhar um filme destes pela frente, um filme em crescendo que, como diz muito bem o Bénard, já não é o mesmo depois da sequência da aula - o mesmo que dizer do poema. A partir daí as personagens já são outras e mesmo que Natalie Wood tenha a atitude infantil de "mudar o seu estilo" para ser olhada como Juanita, é aí que ela deixa de ser uma menina. Daí para a frente os acontecimentos marcantes para os personagens sucedem-se, o peso no seus ombros é maior e é dessa forma que quando chegamos à última sequência o tempo do filme nos sufoca. Aí Warren Beatty é ainda mais genial (quase tanto como em "Lilith"), a sua mulher Angelina é enigmática na sua bondade e Natalie Wood torna-se mulher. A sequência é pacífica na interacção, porque os personagens estão resignados (Beatty, de cor: i stopped thinking about that [happiness], one gets what comes), mas o seu interior começa também aí a morrer. Depois cai o poema, o tempo do filme é definitivamente o de toda a vida de Wood e Beatty e eu, na cadeira, deixo-me levar as merecidas chapadas que o filme me dá e que qualquer filme deve dar aos chicos-espertos.

4 Comments:

Blogger José Oliveira said...

isso mesmo, já levei umas quantas.

Quanto á questão Elia/Nicholas nunca me conseguirei decidir. Pois há Brando e há Dean. Há Wood e Eva Marie...são dois mestres e eu fico com os dois.

E as cascatas?

9:11 PM  
Blogger Daniel Pereira said...

As cascatas aliviam a coisa. Mas, lá está, só por um bocadinho.

9:30 PM  
Blogger José Oliveira said...

e os quadros? num subtil pormenor todo o tempo...como em Johnny Guittar: "todo o tempo num só hiato"...

mestre e discipulo juntos pela elipse...

9:52 PM  
Blogger Unknown said...

Beatty, de cor: i stopped thinking about that [happiness], one gets what comes.
Ai.

4:16 PM  

Post a Comment

<< Home