Sunday, May 04, 2008

O exterior

O cinema seria absolutamente insuportável sem este sair para a rua, mesmo o da noite escura. O exterior, o que está lá fora, eis a essência do cinema. Mesmo lá dentro, e sobretudo para os que amam aquilo que só se pode passar lá dentro, é isso o mais importante, a única coisa importante. Ai de quem não o perceba! No fundo, o cinema não interessa nada.

Cada um tem a disponibilidades que tem e uma vida pessoal, mas é pena que o homem da agenda cinematográfica não actualize o seu blogue mais vezes. As suas notas demasiado soltas sobre o Indie são obrigatórias.

Já agora, aproveito este post para agradecer ao André a programação do "Gespenster" (Christian Petzold, 2005), no início deste ano. Apesar de Resnais, Hsiao-Hsien, Gray e Guerin, este é capaz de ter sido o melhor filme contemporâneo (e como esta palavra se cola a este filme) que vi este ano.

1 Comments:

Blogger André Dias said...

obrigado pelo cumprimento. é verdadeiramente uma pena essa falta de actualização de que falas. até porque é das coisas que mais me dá alegria, escrever aqueles parágrafos, apesar de exigirem trabalho e concentração. por exemplo, agora que o festival acabou, fiquei completamente ressacado e sem ânimo para as inúmeras notas ainda por alinhar e publicar. provavelmente já não o farei, outros filmes se avizinham. ficarão perdidas nos montes de papéis e ficheiros informáticos acumulados que acabam por nos oprimir. mas também não se perde assim tanto. é como dizes, cada um tem a vida que tem, e ninguém conhece a vida dos outros...
quanto ao christian petzold, se quiseres arranjo-te uma cópia do GESPESTER, infelizmente não legendada. fiz-lhe uma entrevista curiosa, a publicar quando o paulo branco se decidir a estrear o novo filme, YELLA. petzold está neste momento a filmar um novo filme, JERICHO, ao que consta uma variação de THE POSTMAN ALWAYS RINGS TWICE...
abraço, andré

12:49 AM  

Post a Comment

<< Home