Tinha escrito quatro parágrafos antes do computador resolver reiniciar sozinho. Agora sai resumido.
É uma ideia que vem de ver "Rua da Vergonha" e "Senhora Oyu" e que não tinha tido em anteriores Mizoguchi. Isto vem dos presságios que há nos filmes. No segundo, que vi hoje, e por ter os outros na memória, assim que é dito ao rapaz que seria terrivel se ele confundisse a Oyu e a outra que fico tenso e com medo. Já sei que aquilo vai correr muito mal e a forma como o japonês encena tudo com grande calmia, sem histerias, aumenta a tensão, porque é nos olhares, nos gestos e nos movimentos corporais que vamos sentindo o terrível que está para vir. E vem. O final de "Senhora Oyu" é terrível e ainda mais terrível é o final de "Rua da Vergonha". Enquanto eles não chegam, vejo o filme com medo do que vai acontecer.
2 Comments:
Podes explicar melhor esta ideia/dar exemplos dos filmes em questão? Fiquei curioso.
Tinha escrito quatro parágrafos antes do computador resolver reiniciar sozinho. Agora sai resumido.
É uma ideia que vem de ver "Rua da Vergonha" e "Senhora Oyu" e que não tinha tido em anteriores Mizoguchi. Isto vem dos presságios que há nos filmes. No segundo, que vi hoje, e por ter os outros na memória, assim que é dito ao rapaz que seria terrivel se ele confundisse a Oyu e a outra que fico tenso e com medo. Já sei que aquilo vai correr muito mal e a forma como o japonês encena tudo com grande calmia, sem histerias, aumenta a tensão, porque é nos olhares, nos gestos e nos movimentos corporais que vamos sentindo o terrível que está para vir. E vem. O final de "Senhora Oyu" é terrível e ainda mais terrível é o final de "Rua da Vergonha". Enquanto eles não chegam, vejo o filme com medo do que vai acontecer.
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