Saturday, March 29, 2008

Grande comunicador

Daí outra pergunta que se impõe: como é que, maioritariamente, as mensagens publicitárias, representam os jovens? A resposta é muito simples, directa e a todos os instantes confirmável: essas mensagens representam, maioritariamente, os jovens como seres cuja alegria, vocação e destino se cumprem em práticas consumistas. Que práticas consumistas? Duas são por demais evidentes, de tal modo são todos os dias marteladas, em todos os horários de todas as televisões:
1 - a aquisição dos mais modernos modelos de telemóveis;
2 - o consumo de bebidas alcoólicas.



Tenho que regressar ao texto do João Lopes, mencionado no post abaixo. Isto porque Jorge Gabirel, na edição de ontem do "Quem Quer Ser Milionário?", se deu ao trabalho de evidenciar toda a estupidez e simplismo da representação dos jovens na televisão. Neste caso, não é a sua representação, mas o pensamento sobre os jovens que está já instalado nas próprias figuras da televisão. Cito de cor:

No outro dia esteve cá um jovem de vinte e poucos anos que utilizou as ajudas sempre que teve dúvidas e saiu daqui muito satisfeito com 1500 euros. Quem sabe chega para comprar um novo iPod?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home