Saturday, February 16, 2008

Um post sobre Ridley Scott

Caramba... um post sobre Ridley Scott. Isto porque já li o primeiro capítulo de Blood Meridian, de Cormac McCarthy. Ora leiam o terceiro parágrafo do romance:

The mother dead these fourteen years did incubate in her own bosom the creature who would carry her off. The father never speaks her name, the child does not know it. He has a sister in this world that he will not see again. He watches, pale and unwashed. He can neither read nor write and in him broods already a taste for mindless violence. All history present in that visage, the child the father of the man.

Pensei logo para mim: "desde quando é que o Ridley Scott sabe filmar uma coisa assim?" Depois pensei: "mas eu nem vi muitos filmes dele, para que é que estou aqui a falar?" Lá fui ao IMDB e descobri que já vi uns quantos afinal. Não vi o "Alien" (e porque não aproveitar este post para confessar que nunca vi nenhum filme desta série), mas vi o "Blade Runner", que não achei nada de especial, mas precisa de uma revisão. Seguindo cronologicamente, vi o "Thelma & Louise", para aí o mais patético filme do mundo e uma ofensa às mulheres, e vi todos os filmes seguintes até "Black Hawk Down" inclusivé. Daí para a frente, nada. E lembrando-me dos seus filmes, e nunca nos lembramos de tudo, não me lembro de uma cena seca de violência. Digo, então, após dez páginas, mas sem hesitações: Blood Meridien não pode ser feito por alguém que não sabe filmar de forma crua e seca; o filme que Scott vai fazer com a adaptação é uma merda. Bola negra.

4 Comments:

Blogger Capitão Napalm said...

o Alien é muito bom ( filme seco e económico como ele não mais faria). O Blade Runner também me diz pouco, e já o vi umas três vezes. O resto varia entre o mau e o péssimo.

7:46 PM  
Blogger Tiago Costa said...

Não concordo com este teu comentário, e acho-o bastante precipitado no que diz respeito às palavras sobre o Blood Meridian. Remeto-te para o texto longo que escrevi no Claquete com o intuito de acender o debate.

É que me desagrada e irrita mesmo esta insistência no completo desprezo pelo Ridley Scott.

4:10 AM  
Blogger Gooffy007 said...

Que grande ror de parvoíces vai por aqui.
Confesso que não sou um fã do senhor Scott, mas reconhecer que não se viu um Alien não abona muito a favor de alguém que pretensamente gosta de cinema, afirmar pretensiosamente que uma obra prima como o Blade Runner (ainda hoje estéticamente à frente do seu tempo) é de facto um compromisso com uma visão curta (usando aqui um eufemismo).
Já nem falo de uma obra emblemática que tão jocosamente chamaste de patética ofensa às mulheres.
Quanto à tua afirmação que um possível novo filme é uma bela merda, deixo-te com esse grande filósofo francófono.
“Les préjugés sont un avis sans jugement”.

11:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

Apartir do momento em que alguem tenta criticar Scott admitindo que nunca viu um Alien, nao gostou de Blade Runner, e achou Telma & Louise patético, perde logo todo o tipo de credibilidade e capacidade pra tecer qualquer tipo de comentário sobre o realizador. E sobre cinema em geral, já agora.
Nuff said.

"Patético"...

3:42 PM  

Post a Comment

<< Home