Sunday, February 10, 2008

Estado do documentário português

Mais um Panorama é de louvar porque será dos poucos acontecimentos em que, creio, haverá discussão em torno do cinema. Infelizmente, não posso ir. Ainda assim recomendo "À Flor da Pele" (Catarina Mourão), "Pé na Terra" (João Vladimiro) e "Encontros" (Pierre-Marie Goulet) como excelentes filmes que devem ser vistos. E espero que ninguém vá ver o do Blaufuks, sim, sala vazia para o mais filho da puta de todos os filmes portugueses.

2 Comments:

Blogger Grupo II 12ºB said...

"UM POUCO MAIS PEQUENO QUE O INDIANA DANIEL BLAUFUKS
78’
No Verão de 2004, por motivos que eu próprio não sei explicar, decidi
atravessar a paisagem portuguesa. Tracei um mapa imaginário a partir de uma velha colecção de postais, que decidi levar comigo. Arranjei um velho Mercedes e saí de Lisboa."

Não posso dizer que a premissa não é estimulante. Lirismo beat ou algo do género...

Qual é então a grande falha que força a utilização de um vernacular anti-elogio?

6:47 PM  
Blogger Sérgio Dias Branco said...

Ele poderá não saber explicar (enfim que desonestidade...) mas o motivo desta viagem está bem claro desde o início. É espantoso que alguém viaje não para descobrir uma paisagem e quem a habita, mas tão só para confirmar o que 'acha' que já sabia.

Os piores documentaristas são os cegos e surdos, como Blaufuks. Alguém que, ainda por cima, usa a câmara de filmar como se fosse uma câmara fotográfica.

7:23 PM  

Post a Comment

<< Home