Sunday, December 02, 2007

Brancossaurus

Imperdível peça sobre Paulo Branco, hoje no Público. De facto, a peça realça os sentimentos usuais em relação a Branco: figura singular e histórica no cinema português e europeu dos últimos vinte, trinta anos, mas um homem sem palavra, o tal mafioso.

E declarações muito interessantes de João Mário Grilo sobre o confronto criador-produtor. Aliás, na história do cinema tradicional há alguns exemplos destes e realizadores há que reconheceram sempre a importância do produtor. Tento imaginar a produção de "Ossos" e só me vem à cabeça um inferno. Se um dia Pedro Costa vai falar nisso, não sei (agora, como seria de esperar, não comenta; o mesmo para Oliveira, já agora).

Mas não acredito que Branco se vá levantar. E a produção de cinema em Portugal vai ter que mudar muito. E vai haver surpresas, creio.

3 Comments:

Blogger Mafalda Azevedo said...

This comment has been removed by the author.

9:47 PM  
Blogger Mafalda Azevedo said...

Aceito tudo o que se afirma neste artigo mas, por razões éticas, não sou capaz de declarar que os fins justificam os meios. Não sou agora e espero nunca vir a sê-lo. (E gosto imensamente de muitos dos filmes produzidos por Paulo Branco.)

9:50 PM  
Blogger Daniel Pereira said...

Compreendo a tua posição, Mafalda. Tento manter-me entre uma e outra posição.

6:03 PM  

Post a Comment

<< Home