Brancossaurus
Imperdível peça sobre Paulo Branco, hoje no Público. De facto, a peça realça os sentimentos usuais em relação a Branco: figura singular e histórica no cinema português e europeu dos últimos vinte, trinta anos, mas um homem sem palavra, o tal mafioso.
E declarações muito interessantes de João Mário Grilo sobre o confronto criador-produtor. Aliás, na história do cinema tradicional há alguns exemplos destes e realizadores há que reconheceram sempre a importância do produtor. Tento imaginar a produção de "Ossos" e só me vem à cabeça um inferno. Se um dia Pedro Costa vai falar nisso, não sei (agora, como seria de esperar, não comenta; o mesmo para Oliveira, já agora).
Mas não acredito que Branco se vá levantar. E a produção de cinema em Portugal vai ter que mudar muito. E vai haver surpresas, creio.
E declarações muito interessantes de João Mário Grilo sobre o confronto criador-produtor. Aliás, na história do cinema tradicional há alguns exemplos destes e realizadores há que reconheceram sempre a importância do produtor. Tento imaginar a produção de "Ossos" e só me vem à cabeça um inferno. Se um dia Pedro Costa vai falar nisso, não sei (agora, como seria de esperar, não comenta; o mesmo para Oliveira, já agora).
Mas não acredito que Branco se vá levantar. E a produção de cinema em Portugal vai ter que mudar muito. E vai haver surpresas, creio.
3 Comments:
This comment has been removed by the author.
Aceito tudo o que se afirma neste artigo mas, por razões éticas, não sou capaz de declarar que os fins justificam os meios. Não sou agora e espero nunca vir a sê-lo. (E gosto imensamente de muitos dos filmes produzidos por Paulo Branco.)
Compreendo a tua posição, Mafalda. Tento manter-me entre uma e outra posição.
Post a Comment
<< Home