Saturday, December 29, 2007

2007 em estreias de cinema (top 10)

Vi 89 filmes este ano (talvez veja ainda mais três), número que conto reduzir consideravelmente para o ano. Não vale a pena, creio, vou dar muito menos hipóteses a filmes que me pareçam duvidosos. Até porque é enganador pensar que vendo estreias comerciais se está atento no que a cinema contemporâneo diz respeito. Foi um ano fraquinho, a meu ver. Para dar um exemplo, o número um desta lista não teria lugar nos cinco primeiros do ano passado; os restantes, penso, nem entrariam nessa lista. Deixo o top 10, tendo a certeza que os cinco primeiros são os filmes que mais gostei de ver, já não com tantas certezas os outros cinco. Ficam ainda outros 10 filmes, por ordem alfabética, que poderiam, talvez, figurar na segunda metade do top. E já estou à espera de ser espancado pelo Eastwood japonês não estar nos dez primeiros. Qualquer coisa como isto, então:

1. Paranoid Park, Gus Van Sant
2. Control, Anton Corbijn
3. Luzes no Crepúsculo, Aki Kaurismäki
4. Promessas Perdidas, David Cronenberg
5. O Capacete Dourado, Jorge Cramez
6. Climas, Nuri Bilge Ceylan
7. INLAND EMPIRE, David Lynch
8. À Prova de Morte, Quentin Tarantino
9. Rocky Balboa, Sylvester Stallone
10. Pecados Íntimos, Todd Field


A Morte do Senhor Lazarescu, Cristi Puiu
As Bandeiras dos Nossos Pais, Clint Eastwood
Cartas de Iwo Jima, Clint Eastwood
China, China, João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata
Half Nelson, Ryan Fleck
Livro Negro, Paul Verhoeven
Natureza Morta, Jia Zhang-ke
Os Anjos Exterminadores, Jean-Claude Brisseau
Planeta Terror, Robert Rodriguez
Zodiac, David Fincher

7 Comments:

Blogger Capitão Napalm said...

Destaco o "Rocky Balboa" num top ten. Também eu me sinto tentado a colocá-lo nos dez primeiros, mesmo não estando ele nos meus dez preferidos do ano. Razões inexplicavelmente afectivas.

4:59 PM  
Blogger Nuno said...

"Paranoid Park" number one. Concordamos!

6:53 PM  
Blogger C. said...

Não vi 6 filmes do teu top 10. Mas vou ver o nº 1 este domingo. Ainda assim, shame on me...

10:23 PM  
Blogger José Oliveira said...

belo top...ainda ando a tentar ver umas coisas tambem, belo ano, sim senhor!

11:59 PM  
Blogger Unknown said...

This comment has been removed by the author.

1:18 AM  
Blogger Unknown said...

Concordo contigo, eu vi 87 estreias e a maioria eram uma porcaria pegada.
E incluo nesses o Rocky Balboa, sorry, sorry.

1:20 AM  
Blogger Hugo said...

Eu já cortei há muito a possibilidade de dar hipóteses a algumas coisas. Quando quero cinema contemporâneo, recorro ao DVD importado, que as salas de Cinema deste quintal à beira-mar plantado não me satisfazem minimamente

1:06 AM  

Post a Comment

<< Home