Tuesday, November 20, 2007

Pós-Weekend

Saio do "Weekend" do Godard (logo do "Weekend" do Godard), caminho à chuva, entro no metro e entra também um senhor, cinquentas, saco de plástico, sem abrigo, não tão mal vestido como ele diz - aliás, a sua postura é fortíssima e o facto de as suas roupas estarem visivelmente usadas não lhe enfraquece a postura. O senhor discursa contra o estado, contra o facto de uma manhosice das finanças lhe ter roubado dinheiro no passado e disso ter resultado um dominó descendente que hoje significa viver na rua. Foram-lhe recusadas casas várias vezes, incluindo pré-fabricados. A Santa Casa não ajuda.

O seu discurso oral é vigoroso, num português correctíssimo (correcção que com aquela fluência discursiva eu não alcançaria), sem palavrões a não ser um "cagando" (que não é palavrão nenhum, mas é o mais próximo que lhe sai) e mesmo essa palavra ele não a diz até ao fim, autocensurando-se e saindo apenas "cagand...". Há muita classe naquele senhor.

As pessoas que vão no metro, ora se espantam, ora ignoram. "Olha-me este maluquinho" sai-lhes dos olhos. Não posso saber se o que ele diz é verdade, mas eu acredito nele. No plano geral, porém, sou apenas mais um passageiro calado; naquela carruagem só se distingue o senhor que discursa. Em toda a minha falência, resta-me ouvi-lo com atenção. Sabendo que os maluquinhos somos nós.

5 Comments:

Blogger Unknown said...

em toda a tua falencia.

12:49 PM  
Blogger Sérgio Dias Branco said...

Soa a uma das figuras que habitualmente habitam os filmes de Godard. Projecção?

1:59 PM  
Blogger Daniel Pereira said...

Projecção na Cinemateca.

3:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

"O senhor discursa contra o estado"

Qual estado, gasoso, líquido ou sólido? Ou ele referia-se ao Estado?


Abraço,

T


P.s.: Eu sei que este comentário vai passar por ser de algum convencimento, mas que se dane. Sabes que eu não ia perder esta oportunidade de me meter contigo.

11:22 PM  
Blogger Luís A. said...

é um personagem Gilliano...ha muitos por aí...

12:07 PM  

Post a Comment

<< Home