Saturday, October 13, 2007

Milagres

Jim Sheridan convoca "E.T. - The Extra Terrestrial" para o seu "In America". Os que não gostam dirão que funciona como caução. Na minha opinião, funciona como filiação. A quê? A uma forma de encarar o cinema como possível de tudo, possível do milagre. Não há muitos filmes que me fazem acreditar em milagres. O filme de Spielberg é um desses raros casos. Mas há ainda outro filme de que me lembrei ao ver "In America" e que é, a meu ver, o maior filme que já se fez nesta óptica do milagre. Três filmes americanos, a hipótese do sonho americano tem mesmo essa força tremenda de inscrever, por exemplo, estes milagres. Dizia eu que me tinha lembrado de outro filme, o maior: "It's a Wonderful Life", de Frank Capra. Chamar a "In America" esse filme de Capra é o meu elogio a Sheridan e a este seu filme enorme.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home