Friday, September 14, 2007

Personagens da cinemateca

Personagens da cinemateca há muitas. Mas nos últimos tempos descobri uma nova, uma certa variante daquilo que costuma ser incomodar nas salas. Ora, este gajo - trintão, óculos, cabelo crespo de cor preta, atrasado mental - irrita-se com uma mudança de posição na cadeira em que um corpo produz o mínimo de atrito com a cadeira e faz ainda mais barulho ao manifestar o seu desgrado num sonoro "nch", que é a melhor onomatopeia que consigo arranjar. Isto para dizer que fosse eu do tamanho do Scolari, o gajo já tinha levado nos cornos. E ai de que não estivessem comigo.

7 Comments:

Blogger Ricardo said...

Não tou a visualizar esse personagem, mas há imensos cromos insuportáveis que por vezes me fazem perder a vontade de parar pela Barata Salgueiro. Dois deles nunca consegui identificar a cara: um tipo nervoso que diz um sonoro "SHHHH" mal ouça alguém tossir ou espirrar e outro que inspira pelo nariz de forma sonora.

12:15 AM  
Blogger AV said...

Até já ouvi criaturas a mandar calar com as luzes ainda ligadas. Dão-me logo cabo da disposição e, pior, chegam a estragar sessões por completo (O Sono Justo dos Maus, por exemplo - nem sei por culpa de quem). Aliás, não há sempre alguma tensão naquelas salas?
andré v

1:54 AM  
Blogger Hugo said...

Pois, de facto às vezes parece que sim, que há tensão por lá...

9:17 AM  
Blogger Daniel Pereira said...

Se esse do "shhhh" se senta na primeira filme, devemos estar a falar do mesmo.

E agora pensando nisso, André, tens toda a razão. Curioso e estúpido, esse facto.

10:01 AM  
Blogger Francisco Valente said...

Se esse for o senhor que se senta sempre na cadeira do centro da primeira fila, junto-me ao ajuste de contas... É a personagem mais insuportável que já encontrei em salas de cinema, muito pior do que pessoas que não se conseguem calar. Cada vez que alguém entra ou sai, cada vez que alguém comenta baixinho, cada vez que alguém se mexe, lá está aquela cabeça virada para trás à procura do criminoso que se atreveu a respirar. É um tipo insuportável porque, para além de se mostrar muito zangado, manifesta-se de forma violenta. Quando se ouve uma coisa qualquer, já me preparo para o pior.
Uma vez, numa sessão do Red River, resolveu virar-se para trás e berrar aos altos berros "VAIS PARAR COM ISSO?". Era uma mulher, reparei depois, que estava a mexer muito baixinho no seu papel de rebuçado. Só reparei nesse barulho depois de ele berrar, e porque a senhora não percebeu que era com ela. Resultado - continou a brincar com o papelinho, ao que o nosso cromo vira-se de novo e berra ainda mas alto "VAIS PARAR COM ESSA MERDA OU NÃO?". A senhora lá percebeu. O tipo deve ter ido para casa depois da sessão e chorar a noite toda. Deve andar à procura de uma vida.

2:52 PM  
Blogger Daniel Pereira said...

É o gajo, Francisco, só pode.

5:46 PM  
Blogger Luís A. said...

eu hoje vou lá ver o Sangue do Pedro Costa. se eu vir esse personagem por lá armado em xeriff, descnasem que dou-lhe uma traulitada na carola, com saudações cinéfilas a acompanhar:)...e depois acordo e continuo a vêr o filme:)

3:04 PM  

Post a Comment

<< Home