Wednesday, September 26, 2007

Outono

Exactamente 24h depois de me ter levantado para tomar banho e me pôr a caminho, encontro-me num qualquer quarto em Odeceixe e recebo uma sms: "O tio morreu hoje às 8h." Escusam de comentar género "os meus sentimentos", os primeiros pensamentos que tive foram: "já me foderam as férias", "foda-se, a minha mãe". Nesta ordem. Por motivos exteriores a mim, na minha vida vi o meu tio umas quatro vezes (e acho que já estou a puxar a corda) e a imagem que dele me ficará é um senhor em plena caminhada descendente a agarrar-me o braço no casamento do meu irmão para me dar 50 euros (recusei duas vezes e peguei no papel à terceira). Antes esta imagem do que uma cama de hospital e tubos como me queriam fazer ver Domingo passado. Passadas 24h, estive "de férias" mais 9, já a contar com a viagem para cima. Isto para dizer que este Verão não poderá nunca ser algo parecido ao "pior Verão da minha vida", porque houve daquelas brechas que um dia contaremos com os dedos e que nos fazem momentaneamente Felizes, mas foi certamente o mais injusto dos Verões. Acabo o Verão sozinho, com férias no final de Setembro e quando penso que o sol está presente e posso fazer alguma coisa, e pego em mim para uma road trip solitária Costa Vicentina a baixo, pumbas, sms fodida, que me obriga a voltar para Lisboa (e amanhã ir para Coimbra) e interromper as férias. Deu tempo para conhecer Odeceixe, muito bonito (a vila e a praia) mesmo parecendo uma colónia alemã, aluguei um quarto porque o campismo era longe para quem esperava beber Super Bock e decifrar alemãs bonitas à noite, mas nesta altura já não se passa nada e depois de ser o único a jantar na esplanada do restaurante da praça principal (aliás, sou a única pessoa na praça principal) vou para o quarto, quase choro, começo a ler The Great Gatsby, que diz

And so with the sunshine and the great bursts of leaves growing on the trees, just as things grow in fast movies, I had that familiar conviction that life was beginning over again with the summer.

e me faz lembrar um post que escrevi em Julho, e apago a luz para dormir. De manhã ainda vou à Zambujeira, estaciono em frente à praia e preparo a bucha com as merdas que comprei no Alisuper, quando chega um carro com 2,5 alemãs giras, ao que eu pego na câmara e tripé e filmo a praia. Pouco sucesso. Horas mais tarde associo essa minha acção à frase do Woody Allen que li na Wasted Blues:

Faço cinema pelas razões mais superficiais que existem... para conhecer mulheres e ter pouco trabalho... Nunca fiz cinema por ter aspirações nobres mas por essas razões mais mundanas.

Continuo na praia mais um pouco, mas decido subir para Porto Covo porque é melhor ver o que não conheço antes de voltar a Lisboa. Porto Covo é mais uma bonita vila alentejana, mas também já não se passa nada e cheira muito a Sines. Porém, tem uma magnífica e deserta praia Ilha do Pessegueiro onde caminho um pouco e volto para trás para investigar uma espécie de forte. Reparo que numas rochas a uns cem metros de mim está um gajo com binóculos apontados aos dois bikinis que estão na praia. Por um segundo, sinto-me melhor. Esgotada esta vila, volto a descer porque é só 15 minutos até Milfontes, que conheço bem, na esperança que ali ainda haja gente. Não há. Vou para Lisboa. Eis as minhas 33 horas de férias. Já em casa, despachado de tarefas, decido entre ir ver o "Goya's Ghosts" que vai sair de sala ou ficar em casa a escrever este post, ouvir o relato do Benfica e ver cinema em casa. Ainda não sei se vou postar esta merda, o Benfica já perde e não parece que vá dar a volta, cinema em casa é daqui a pouco se me der para isso. Está um gajo 15 dias sem trabalhar para ter 33 horas de férias mais ou menos a sério e, depois de amanhã, passar os dias nos vários cinemas e beber cerveja no café do costume à noite. É também por isto que acho que este foi o Verão mais injusto de sempre. Cheira-se a felicidade, perdem-se amigos, Junho, Julho, Agosto e quase Setembro a trabalhar para ingleses burros, férias estragadas, a televisão é sempre a mesma merda (o filme que vai dar hoje na RTP é o "Blade", foda-se o "Blade", dois meses depois da última exibição, tenho a certeza disto por uma questão de memórias relacionadas) e vou ter que escolher algo da minha lista, talvez o "Bringing Up Baby" me faça bem (nunca vi, mas imagino que faça), mas não estou com grande cabeça para ver. Por outras palavras, em nenhum dos casos pude fazer algo para mudar, fiz tudo o que pude, não deixei de ser fodido.

Desculpem lá o misto entre um relato de férias e o meu estado de espírito, mas não há ninguém para me ouvir e isto tem que sair: que se foda toda a gente. Que se foda o Verão. Bemvindo Outono de 2007. De 2007 não. Bemvindo Outono. Como dizia o Benigni no "Down By Law": It is a sad and beautiful world.

Reitero o pedido de desculpas ao leitor. Vou fazer tudo para que isto, daqui para a frente, seja um blogue de cinema.

7 Comments:

Blogger Capitão Napalm said...

Caralhos ma fodam se isto não é um post do caraças. Que sa foda mesmo tudo (inclui Fátima).

11:32 PM  
Blogger Mafalda Azevedo said...

This comment has been removed by the author.

11:16 AM  
Blogger Mafalda Azevedo said...

A autocomplacência é tramada… Deixa-nos de rastos, não deixa? Ao menos, o Porto perdeu com o Fátima e o Belle Toujours é um dos três candidatos ao Prémio Lux de Cinema… Novidades animadoras, não? E que grande post! Grande mesmo!
Beijinhos.

P.S. Vai ver o Superbad e que se lixe tudo o resto!

11:17 AM  
Blogger Hugo said...

Extraordinário Daniel. Absolutamente extraordinário o post.

2:32 PM  
Blogger Luís A. said...

isso preciso é de ânimo! o post auto-biográfico, está muito bom. acredita que todos nós passamos por esses momentos... mas não te preocupes em demasia, pensa à Forrest Gump e a sua metáfora da caixa de chocolates.

2:53 PM  
Blogger gonn1000 said...

Correndo o risco de soar repetitivo, concordo que o post está excelente. E isto não deve ser entendido como uma pancadinha nas costas, saímos a ganhar por teres trocado o filme pela escrita desse relato.

9:13 PM  
Blogger Ricardo said...

Este post é seguramente O MELHOR que li em meses em toda a blogosfera. Creio que tens consciência de que acabaste de revelar grande parte do teu estado de espírito do momento, como muitos só fariam ao melhor amigo ou ao psicólogo.

Não fiques triste com este Verão, eu também já tive imensos Verões tristes e solitários. A vida é uma brincadeira, não vale a pena levar as coisas a sério. Lembra-te do final do Otto e Mezzo! Quando precisares de ajuda, ter-me-ás sempre como amigo, brother!

10:26 PM  

Post a Comment

<< Home