Monday, September 24, 2007

Irresistível

O hype que rodeou "O Capacete Dourado" antes da estreia aliado a palavras como "cinefilía" e "romantismo" não só me faziam prever o pior como já me estavam a dar azia e uma vontade tremenda de resistir, de não gostar (vá, vocês sabem que isso acontece).

Fui vê-lo hoje e é um grande filme. O romantismo e a cinefilía estão lá, mas nada em excesso e nunca enquanto fim em si próprio, ou por outras palavras, de forma evidente. É certo que o Cramez sabe o que está a fazer, definitivamente. Tudo tem o tom certo, não há nada a mais, o par é excelente (e a cada novo filme me apaixono pela Ana Moreira), não há psicologia, há apenas alguns acontecimentos e o cinema para os sustentar. Como dizia, o Cramez sabe o que está a fazer, mas é o cinema e o desejo de cinema que o filme mostra que me prende. A certa altura tenho a sensação que o gajo anda a planear o filme desde que viu o primeiro (estupidez, obviamente). Há qualquer coisa no filme, para além da sua excelente construção, que não sei bem o que é, mas sei que me conquista. Acho que o seu final, desde a festa e sua banda sonora, passando pela parte em que apenas caminham dali para fora, lado a lado sem palavras, até ao fogo de artifício, e a coragem que eu acho ser preciso para filmar um final assim, enorme, tem a ver com essa estranheza que me arrebata. Ah, granda Cramez.

2 Comments:

Blogger Ricardo said...

Ainda estou indeciso se vou ver este filme. Com a preguiça que eu ando de descobrir novos realizadores...

5:39 PM  
Blogger Hugo said...

Um grande filme. Numa sessão da meia-noite paracurar de um princípio de Outono verdadeiramente outonal, foi um bálsamo.

9:33 PM  

Post a Comment

<< Home