Thursday, August 02, 2007

Tempo abafado

A distribuição cinematográfica portuguesa volta a fazer das suas. Agosto, que outro mês para a reposição (alguma vez estreou?) de "Torre Bela", de Thomas Harlan? Isto é uma reposição oficial, isto é, alguém vai falar nela? Existe uma cópia disto que não em dvd? Aquela edição dvd existe? Também eu já quebrei e não sei nada disto, nem me apetece esforçar muito por saber.

Mas esforcei-me para ir ver o filme, também porque precisei de redescobrir a sala de cinema como refúgio. O filme é superior, ainda mais visto hoje, porque quando se volta ao imediato pós-25 de Abril não há cinema para ninguém, sempre as mesmas pessoas a dizerem a mesma merda que está no livro ali à mão. Poder ver exibido no King um documento como "Torre Bela" em 2007 não deixa de ser uma brecha numa agenda cultural (a todos os níveis) fechada.

Dizer que o filme é político, por si só, é redundante, daí que talvez seja mais interessante ver o filme pelo lado humano e só depois a sua influência fatal em qualquer pensamento político. Apesar de ser muito relevante para a nossa história de Portugal, é um filme de uma universalidade assustadora. Ainda comecei a ver o filme como um filme comunista, mas depois chega-se ao fim e concluímos que a sua forma, um documentário neutro e seco, remete para o tal pensamento universal. Se o filme não é neutro nalgum momento, é neste, que o André Dias em tempos analisou. E se isso chega a ser uma opinião, de Harlan, eu estou com ele!

3 Comments:

Blogger Daniel Pereira said...

Ok, cópia em vídeo, não dvd. Mea culpa.

8:44 AM  
Blogger Hugo said...

Já o tinha visto, mas..na TV. Acho que também eu vou fugir dos meus contratos bancários, dissertações académicas e (re)descobrir o refúgio da sala.

O filme é uma pérola. Quando o vi fiquei emocionado por várias coisas. Depois de o rever confirmo se isso se mantém.

10:04 AM  
Blogger Hugo said...

(adenda) lembro-me por exemplo da forma inicialmente temente e respeitosa com que foi invadida a casa dos "senhores", seguindo-se manifestações infantis de vaidade (se é que se lhe pode chamar assim). Comovente. Muito. (e, claro - cito de cabeça...- o "a enxada não é minha, nem tua. é de todos, da comunidade")

10:07 AM  

Post a Comment

<< Home