Friday, May 04, 2007

Eis a questão, seus Spielberg haters

«"Vem", diz ET. "Fica", responde-lhe Elliot. "Auch". Quem não chora com "ET" é um "exilado da emoção humana"?»

Alexandra Prado Coelho, in Público, 29-03-2002

5 Comments:

Blogger Nuno said...

Ok então sou um exilado da emoção humana... :S

11:54 AM  
Blogger Miguel Domingues said...

Pessoalmente, gostando muito de Spielberg, tenho alguns problemas com a forma como o Spielberg é incensado por alguns (e não estou a falar de ti em particular, Daniel). Parece que há quem não veja os filmes dele, incensando-os acriticamente. Só assim se explica, por exemplo, a recepção de "Terminal", o mais medíocre Spielberg dos últimos 10 anos. E "Hook", "Amistad" ou ambos os Parques Jurássicos estão muito, mas muito longe de ser obras-primas.

12:33 PM  
Blogger Daniel Pereira said...

Nuno: Ai... :(

Miguel: Concordo, mesmo gostando do "Terminal": Spielberg fez filmes menores, de que se falam como obras-primas. Mas também há o reverso da medalha: Spielberg considerado eternamente menor pelos seus filmes menores, esquecendo-se de olhar para filmes como "Jaws", "ET" ou o mais recente "Munich".

1:07 PM  
Blogger Tiago Costa said...

É curioso como olhando para o Terminal criticamente só o consigo ver como uma magnífica obra-prima. Talvez isso tenha a ver com a consistência da filmografia de Spielberg, um dos maiores da história da 7ªArte. Tal como todos os grandes realizadores também tem vários filmes menores, mas nem esses têm que ser consensuais (acho o Terminal claramente superior a um Jaws, por exemplo), nem são necessariamente filmes medíocres. A subjectividade tem destas coisas.

Já agora, o meu Spielberg de eleição é o A.I.

6:42 PM  
Blogger Capitão Napalm said...

Não consigo deixar de me irritar com os anti-spielberguianos, mas também me dá urticária com os absolutos pró-spielberguianos, que vêm em cada obra dele uma dádiva divina. Gosto muito do trabalho global dele,mas há ali coisas (Terminal, uma espécie de Ron Howard inspirado, os Jurassic Parks, o Amistad, A cor Púrpura) que acho indigno dos outros filmes.E eu cá choro com o E.T...

11:52 PM  

Post a Comment

<< Home